AULA DE SOCIOLOGIA - FATOS SOCIAIS

O sociólogo francês Émile Durkheim (1858-1917), tido por muitos como um dos pais da sociologia moderna, define em seu livro, “As Regras do Método Sociológico” (1895), que o objeto de estudo da Sociologia deve ser o fato social, pois ele deriva da vida em sociedade, que é caracterizada pelo conjunto de fatos sociais estabelecidos.
Podemos classificar como fatos sociais as regras jurídicas, morais, dogmas religiosos, sistemas financeiros, maneiras de agir, costumes, etc., enfim, todo um conjunto de “coisas”, exteriores ao indivíduo e aplicáveis a toda a sociedade, que são capazes de condicionar ou até determinar suas ações; sendo esta “coisa” dotada de existência própria, ou seja, independente de manifestações individuais. No entanto, devemos ressaltar que nem todo fato comum em determinada sociedade pode ser considerado fato social, não é a generalidade que serve para caracterizar este fenômeno sociológico, mas sim a influência dos padrões sociais e culturais, da sociedade como um todo, sobre o comportamento dos indivíduos que integram esta sociedade; como exemplo podemos citar o alto índice de suicídios no Japão, não são apenas fatos individuais e particulares que levam esses indivíduos ao suicídio, mas toda a cultura e a formação social daquele país; se considerássemos outra cultura e outros padrões sociais, talvez esses indivíduos, com as mesmas frustrações particulares, não optassem pelo suicídio. Este fenômeno pode ser considerado não apenas um fato social, mas também, um fato psicológico. Fatos sociais não devem ser confundidos com os fenômenos orgânicos e nem com os psíquicos, que constituem um grupo distinto de fatos observados por outras ciências.
Características do fato social
Coercitividade – característica relacionada com o poder, ou a força, com a qual os padrões culturais de uma sociedade se impõem aos indivíduos que a integram, obrigando esses indivíduos a cumpri-los.
Exterioridade – relaciona-se ao fato de esses padrões culturais serem exteriores ao indivíduo e independentes de sua consciência.
Generalidade – os fatos sociais são coletivos, ou seja, eles não existem para um único indivíduo, mas para todo um grupo, ou sociedade.

VISTO O QUE FOI ESTUDADO, RESPONDA: O QUE VOCÊ ENTENDEU POR FATO SOCIAL E EXEMPLIFIQUE.

32 Response to "AULA DE SOCIOLOGIA - FATOS SOCIAIS"

  1. Anônimo Says:
    8 de março de 2013 às 11:19

    Entendi que fatos sociais é o objeto de estudo da sociologia, pois ele se deriva da vida em sociedade.É um conjunto de coisas exteriores da pessoa que é aplicada em toda a sociedade tipo costumes de agir, regras juridicas , dogmas religiosos etc.

  2. Anônimo Says:
    8 de março de 2013 às 11:21

    Javan e Willian!!
    Entendi que fatos sociais é o objeto de estudo da sociologia, pois ele se deriva da vida em sociedade.É um conjunto de coisas exteriores da pessoa que é aplicada em toda a sociedade tipo costumes de agir, regras juridicas , dogmas religiosos etc.

  3. Anônimo Says:
    8 de março de 2013 às 11:25

    que todo fato comum em uma sociedade pode ser considerada um fato social. alunos: riky lima e gislene silva.
    turma: redes de computadores 1° ano

  4. Anônimo Says:
    8 de março de 2013 às 11:25

    entendi que fatos sociais tem o dever de explicar fatos que aconteceram no passado, e como aconteceram (Vitor Hugo)

  5. Anônimo Says:
    8 de março de 2013 às 11:27

    sobre a aula de hoje eu entende que temos fatos sociais ,que nóis
    não sabemos , e como são visto no mundo. thalyson;1 ano de redes

  6. Anônimo Says:
    8 de março de 2013 às 11:27

    Nós entendemos que os fatos da sociedade depende de cada um, que todos fazemos parte da sociedade humana e que tudo que fazemos tem uma grande consequência tanto boa, quanto ruim. Na coercitividade como por exemplo a sociedade tem como padrão alguém que tenha superioridade, na qual o individuo é fonte de poder e força, a pessoa é obrigada a a cumprir os mandatos do superior. Na exterioridade, o individuo tem como padrão sua cultura e sua independência pois nem sempre recebe ordem de hierarquia. Na generalidade, o individuo age por um grupo de pessoas ou seja uma pequena sociedade, cada individuo depende do outro.

    curso: Redes de computadores do 1º ano
    dupla: Alison e Ítalo

  7. Anônimo Says:
    8 de março de 2013 às 11:27

    Fatos Sociais é o objeto de estudo da Sociologia , pois ela vem da vida em Sociedade. Podemos classificar esses fatos em regras jurídicas, morais, dogmas religiosos, costumes, etc.
    Poor : Kamylla Teixeira e Camila Gomes .
    # Redes de computadores 1°ano

  8. Anônimo Says:
    8 de março de 2013 às 11:28

    Um fato social é simplesmente uma definição de uma divisória, seja ela étnica,religiosa,jurídica e etc. Um fato social engloba pessoas que de alguma forma marcaram com suas características.
    HUDSON E JÉFERSON
    REDES DE COMPUTADORES 1 ANO

  9. Anônimo Says:
    8 de março de 2013 às 11:28

    O texto é muito bom,pois fato social é a característica com o poder e a força, que os indivíduos tem que cumpri-las.

    Karol Santos e Samara Vasconcelos
    Redes 1º

  10. Anônimo Says:
    8 de março de 2013 às 11:30

    Entendemos que fatos sociais são as maneiras coletivas de fazer, pensar e sentir impostas ao indivíduo. Todos os processos de interação humana são fatos sociais.

    - Natália e Beatriz (Redes de Computadores 1º)

  11. Anônimo Says:
    8 de março de 2013 às 11:31

    Entendi que os fatos sociais são objetos de estudo da sociologia , ela vem da sociedade !
    Poor : Larissa Gonçalves
    redes de computadores 1°ano

  12. Anônimo Says:
    8 de março de 2013 às 11:33

    1º Ano de Redes; alunos:Lucas Oliveira e Mickaely Paixão.
    Nós entendemos que o fato social é toda "coisa" que acontece dentro da sociedade, ou seja, é tudo que a gente faz, pensa e sente impostas coercitivamente ao indivíduo.

  13. Anônimo Says:
    8 de março de 2013 às 11:35

    relaciona-se a estudo da sociologia que deve ser um fato social pois ele deriva da vida em sociedade.entendi que podemos classificar como fatos sociais as regras jurídicas morais
    Eliandro Jaíne/REDES 01

  14. Anônimo Says:
    8 de março de 2013 às 11:35

    Um fato Social é algo que meche com a cultura de toda uma sociedade.

    Hálisson e Gidel.

    Redes 1ºano.

  15. Anônimo Says:
    8 de março de 2013 às 11:36

    Fatos sociais deriva da vida em sociedade, e podemos classificar como fatos sociais as regras jurídicas, morais, dogmas religiosos, sistemas financeiros, maneiras de agir, e os costumes, e que também devemos ressaltar que nem todo fato comum em determinada sociedade pode ser considerado fato social....
    Dupla: Mônica Santos e Hermeson Oliveira.
    Redes de computadores: 1° Ano.

  16. Anônimo Says:
    8 de março de 2013 às 11:41

    todo fato social é coletivo,ou seja um profisional depende sua dedicação e do seu interesse. assina;selena,michele,larissa.turma redes

  17. Anônimo Says:
    8 de março de 2013 às 11:42

    o texto e muito legal pois comenta sobre os fatos sociais relaciona se a estudo da sociologia wesley e arnou - 1º redes

  18. Anônimo Says:
    8 de março de 2013 às 11:43

    todos os fatos que acontece na sociedade são considerado sociologia,pois a sociologia fala também do que aconteceu a muito tempo na sociedade
    (david e francisco

  19. Anônimo Says:
    26 de março de 2013 às 06:30

    Entendemos que fatos sociais é o objeto de estudo da sociologia, pois ele se deriva da vida em sociedade. É um conjunto de coisas exteriores da pessoa que é aplicada em toda a sociedade tipo costumes de agir, regras juridicas, dogmas religiosos, etc. E que todo fato comum em uma sociedade pode ser considerada um fato social. E a sociologia fala também do que aconteceu a muito tempo na sociedade.
    AMAMOS A AULA, beijos ;*

    TURMA: Aquicultura 1º ano.
    EQUIPE: Vitória Farias; Nília Menezes; Ana Beatriz; José Nilton.

  20. Anônimo Says:
    26 de março de 2013 às 06:32

    Entendemos por fatos sociais que é tudo aquilo que se é ou foi vivido na sociedade.
    Alunos: Maria Silvia, Neto Santos e Juliana Costa.1° ano Aquicultura

  21. Anônimo Says:
    26 de março de 2013 às 06:34

    aluno;joão paulo santos oliveira

    um fato social e algo que meche não só com a mia cultura mais com a cultura de todos e com a sociedade e com povo

    ALUNO* joão paulo santos oliveira

  22. Anônimo Says:
    26 de março de 2013 às 06:37

    O fato social deriva da vida em sociedade que é caracterizado pelo conjunto de fatos sociais estabelecido. o fato social não acontece com um só individuo mas sim com um grupo.é objeto central da teoria sociológica de Émile Durkheim.

  23. Anônimo Says:
    26 de março de 2013 às 06:37

    todos os fatos sâo acontece na sociedade sao considerado...{Valdecy regueiro;Daniel;Anderson!!!
    }

  24. Agaci Neto Says:
    26 de março de 2013 às 06:39

    Fatos sociais são fatos que acontece na sociedade obvio mais, Podemos classificar em egras jurídicas, morais, dogmas religiosos, sistemas financeiros, maneiras de agir, costumes, etc.

    1º Ano Aquicultura Dupla:
    Agaci Neto, Rodrigo.

  25. Anônimo Says:
    26 de março de 2013 às 06:40

    O fato social deriva da vida em sociedade que é caracterizado pelo conjunto de fatos sociais estabelecido. o fato social não acontece com um só individuo mas sim com um grupo.é objeto central da teoria sociológica de Émile Durkheim. zacarias,mayk e ermeson

  26. Anônimo Says:
    26 de março de 2013 às 06:40

    os fatos sociais é o objeto de estudo da sociologia, pois ele se deriva da vida em sociedade.É um conjunto de coisas exteriores da pessoa que é aplicada em toda a sociedade tipo costumes de agir, regras juridicas , dogmas religiosos etc.
    todo fato social é coletivo,ou seja um profisional depende sua dedicação e do seu interesse.
    Um fato Social é algo que meche com a cultura de toda uma sociedade.
    TURMAR:Aquicultura 1 ano
    EQUEPE:marcilene;FRANCILENE;ana carla lara

  27. Jairo Chaves says:
    26 de março de 2013 às 06:42

    entendemos que os fatos sociais eu estudo da sociologia ;lucas .jose carlos daniel v.

  28. Anônimo Says:
    26 de março de 2013 às 06:42

    O fato social deriva da vida em sociedade que é caracterizado pelo conjunto de fatos sociais estabelecido. o fato social não acontece com um só individuo mas sim com um grupo.é objeto central da teoria sociológica de Émile Durkheim. 1)aquicultura:zacarias,mayk e ermesom

  29. Anônimo Says:
    26 de março de 2013 às 06:42

    fato social e algo que meche não só com a mia cultura mais com a cultura de todos e com a sociedade e com povo


    turma;aquicutura

  30. Anônimo Says:
    26 de março de 2013 às 06:43

    Que nem todo fato nem corrido na sociedade sao fatos da sociologia;todos os individuo era obrigado.(VITOR FARIAS);(VALEU DIEGO)KKKKKKKKKK...

  31. Anônimo Says:
    26 de março de 2013 às 06:43

    fato social e algo que meche não só com a mia cultura mais com a cultura de todos e com a sociedade e com povo


    turma;aquicultura

  32. Anônimo Says:
    21 de maio de 2013 às 09:49

    professor a sua aula é di+.

Postar um comentário